segunda-feira, 23 de abril de 2007

Letícia Tavares: ANDREW HILL



ANDREW HILL

O compositor e pianista de Jazz Andrew Hill morreu na tarde de sexta-feira em sua casa em Jersey City, no Estado norte-americano de Nova Jersey, aos 75 anos. O músico esteve no Brasil em 2004, quando participou do extinto Chivas Jazz Festival. O jazzista, que sofria de câncer de pulmão é remanescente da era do "be-bop", nasceu em 1931 na cidade de Chicago, em Illinois, e, aos sete anos, aprendeu a tocar acordeão e piano. Ainda jovem, tocou com músicos de Chicago e percorreu os Estados Unidos acompanhado por Dinah Washington, Johnny Hartman e Dakota Staton. Começou a gravar nos anos 50, tendo várias de suas performances sido lançadas pelo selo Blue Notem, sendo o mais importante trabalho, o Point of Departure de 1964 (Blue Note BST84167 Kenny Dorham tp, Eric Dolphy as/fl/bcl, Joe Henderson ts, Richard Davis b, Anthony Williams ds).

Outras informaçõe em português, estão no endereço abaixo, do dia 23/4/2007
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2304200713.htm
Em inglês:
http://blogcritics.org/archives/2007/04/21/153550.php

that´s it.

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Orkut My Space Flickr MSN Farofa Moderna Okazi

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Jazz História e Tempo



O jazz nasceu como uma forma de duelo de sons e já nasceu como entretenimento comercial em que empresários contratavam os músicos para tocarem em empreendimentos particulares. A venda de ingressos era um fator determinante dessa arte e do destino dos artistas. O que se ouve em jazz é o resultado de como o jazz se organiza como negócio. Essa é talvez a música mais pragmática que já existiu. Os músicos de jazz são artistas profissionais. Uma referência do que digo poder ser vista em A lenda do pianista do mar, (direção de Giuseppe Tornatore) na figura do Jazzman Jelly Roll Morton em seu desafio a 1900, o garoto que nasceu e viveu toda a sua vida no mar e lá desenvolveu sua técnica jazzística. E é para comentar essas e outras afirmações que vou escrever sempre neste espaço, comentando eventos que retratem essa e outras “verdades” históricas e discursivas do jazz.

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Orkut My Space Flickr MSN Farofa Moderna Okazi

terça-feira, 3 de abril de 2007

Podcast JazzMan! - Volume 01 - Teste



Está no ar o Podcast JazzMan!

Atendendo a muitos pedidos, criei este podcast para expor minhas idéias e conhecimento.

Vocês são fundamentais para o sucesso deste podcaste, por isso, dêem suas sugestões, dicas e críticas, entrando em contato comigo.

Nosso primeiro podcast é somente um teste, mas aguardem que semanalmente faremos algo bem bacana aqui no Blog.

Abraços!

JazzMan!

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Orkut My Space Flickr MSN Farofa Moderna Okazi