Por Leonardo Alcântara
A relações diplomáticas entre Brasil e Espanha vão de mal a pior, e essa semana acaba de ganhar um novo capítulo. Depois dos diversos incidentes do ano passado, onde brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e impedidos de visitarem a Espanha, O violonista e compositor Carlos Althier Lemos Escobar, o Guinga, 59, diz ter sido agredido por um policial do aeroporto internacional de Barajas, em Madri, após ter dado queixa do furto de seu casaco - com passaporte, dinheiro e cartão de embarque - na esteira de raio-x.
Guinga esteve fazendo show na Itália e faria conexão em Madri para voltar ao Brasil, mas na sexta-feira o aeroporto ficou fechado devido à neve. A agressão teria acontecido quando o músico reclamava com um policial sobre a "irresponsabilidade" de agentes, que o haviam mandado procurar a embaixada brasileira para relatar o crime.
O músico diz que o soco na boca lhe arrancou dois dentes e um postiço. Guinga acabou achando o casaco perto de uma lixeira com tudo dentro, menos o dinheiro.
O violonista, que ironicamente é neto de espanhóis, disse: "A polícia espanhola é pior do que os bandidos dos morros brasileiros". "Tive que tomar muito tranquilizante e remédios para a pressão. Discriminação, essa é a palavra", afirmou Guinga.
Tudo isso é muito engraçado. No passado, durante o século XX, o Brasil abrigou milhares de espanhóis que vieram trabalhar nas plantações de café e, mais tarde, aqueles que fugiam da terrível guerra civil que devastava a Espanha. Mas eles nem se lembram disso... Hoje, somos discriminados e tratados como verdadeiros lixos em território espanhol. O que aconteceu com Guinga não a primeira vez e nem será a última em um país que antes era conhecido por suas belezas e diversidade cultural, mas hoje também transparece o seu lado xenofóbico e discriminatório. Enfim, tudo isso é muito engraçado...JM
http://www.guinga.com/
Link Quebrado? Post Sem Foto?
Caramba! Que falta de respeito!!! Eu vi essa noticia na TV, e até comentei a respeito com o Ed Motta, que é grande fã do Guinga, assim como nós...
ResponderExcluirQue vergonha para aquele país...
O pior foi terminar o post dizendo que tudo isso é muito engraçado. Infeliz a frase. A propósito, revejam o texto do post sobre Coltrane, está repleto de erros graves de concordância, nomes escritos de forma errada e frases sem nenhum nexo. Utilizar tradutor online sem revisão dá nisso.
ResponderExcluirAs provas materiais apresentadas pelo Guinga desmentem a sua versão. Ele diz que o agressor tinha um "casaco bege de lã", mas nenhum corpo policial espanhol tem esse uniforme. Por outro lado o papel que ele apresenta e um formulário do balcão de achados e perdidos da Aena (a Infraero espanhola) mas ele declara que foi ele quem encontrou. Se não fosse só isso ele recusa apresentar denuncia, porque ele não faz?, de que tem medo?
ResponderExcluirBrasileiro é mau tratado la fora e quando vem gringo aqui ficamos babando pros caras.
ResponderExcluirBrasileiro tem que parar de ser trouxa de gringo. No Jornal da Band disse que o Itamarati não fez NADA também, esse é nosso país.
Agora queria ver se o espanhol fizesse isso com um artista americano, ahhh ai sim eles iam ver, mais como brasileiro é bobo eles deitam e rolam e sabem que não da em nada.
É o que eu penso.
Eu concordo plenamente. Tem gente que achou que o termo xenofobia foi forte demais, mas é isso que nós vemos. Além do caso dos aeroportos, podemos ver atos racistas aos jogadores negros que atuam lá, sobretudo os brasileiros. E no norte isso é muito forte. Certa vez, a torcida do La Coruña fez gestos racistas para o Roberto Carlos - até então no Real Madri - e o clube recebeu uma multa simbólica. Um absurdo! Como diz aquele velho ditado: "Os espanhóis carregam o rei na barriga."
ResponderExcluirQue vergonha. Isto tem que ter uma resposta imediata dos orgaos oficiais e da comunidade. Sugiro boicote contra a Espanha, comecando por nao usar a Cia.Aérea Ibéria, por exemplo.
ResponderExcluirMauro Ferreira
Hola, mi nombre es David y para empezar diré que soy español, aunque eso no sea ningún mérito. Pido disculpas por escribir en español y no en portugués ya que lamentablemente no hablo su lengua.
ResponderExcluirSólamente decir que aunque no conozco todas las versiones de lo sucedido, el desafortunado incidente parece fruto de la actuación negligente de algún policia, que de ninguna manera representa el amor, respeto y admiración que en este país tenemos por el pueblo brasileño.
Un saludo y espero que no nos guarden mucho rencor ya que en estos tiempos lo último que necesitamos es más violencia entre los seres humanos.
Un saludo y paz.
Olá a todos! Sou brasileiro e resido temporariamente na Catalunha (Espanha). Sou grande admirador do Guinga e fiquei perplexo com o acontecido. Tinha uma impressão bem diferente da Espanha quando aqui cheguei há alguns meses. Dentre as várias qualidades que esse país reúne, infelizmente a receptividade, o bom humor e a cordialidade não são um deles. Em tempos de crise econômica e instabilidade internacional, acho que a Espanha tem que repensar essa postura muitas vezes superior e arrogante que ostenta. Sabe-se lá se amanhã eles não precisarão da gente. Basta ver a cara de preocupação do presidente do governo espanhol, José Luis Zapatero, nas entrevistas para saber que as coisas por aqui estão longe de ir em "vento em popa". Salve salve o Brasil e, principalmente, a harmonia, paz, bom senso, humildade e união entre os povos, sejam eles latinos, europeus, asiáticos, africanos, etc...
ResponderExcluirmas o que se esperar de um pais que nem gosta de si mesmo... pais dividido, e arrogante.. realmente uma lastima , uma vergonha, uma pobreza... e que coisa mais impressionante a quantidade de casos semelhantes e a falta de uma atitude mais concreta do governo Brasileiro .
ResponderExcluirquanto ao amigo aqui em baixo que questiona o motivo dele nao ter denunciado...
pense bem, aparentemente ele ja tinha sido tao maltratado que a unica coisa queria fezer era desaparecer de um pais com tanta energia ruim... digamos XENOFOBICO ,o mais rapido possivel
Ufa! Finalmente alguém falou alguma coisa sobre esse vergonhoso incidente/acidente de que foi vítima o nosso querido Guinga.Todos sabemos que esse tipo de violência e afronta vem ocorrendo com tanta frequência que até já se configura como norma, e é aí que a coisa pega: vira normal. Não se justifica, em hipótese alguma, o fato de alguém que foi roubado por funcionários do aeroporto (os pertences desapareceram na esteira do raio-x) ser agredido física ou moralmente, mas o caso do Guinga chama a atenção também porque êle sempre se apresentou como figura pública de extrema serenidade. Explico: se fosse comigo o pessoal já ia até desconfiar...
ResponderExcluirÉ preciso se posicionar frente aos recados que a comunidade européia nos tem mandado, com a veemência que lhe é peculiar, porém creio que devemos ser cuidadosos para não entrarmos no mesmo jôgo discriminatório que a globalização do sopapo e da exclusão vem praticando. O govêrno brasileiro tem que se manifestar, a imprensa tem divulgado os inúmeros casos semelhantes a esse, igualmente lamentáveis e revoltantes, o que desautoriza o comentário de um dos leitores desse blog afirmando que esse foi um caso isolado. Já passou da hora e do limite do tolerável. É interessante observar também que o Guinga estava em trânsito, fazendo uma conexão, quero dizer: nem havia o "risco" de uma tentativa de permanência "ilegal" ou "irregular" no país.
Aproveito a oportunidade para parabenizar o Léo pelo blog e convidá-los a visitarem o meu: http://palavrademusico.blogspot.com
Essa foi Phoda!!! Na espanha não tem músico que chegue aos pés de Guinga... ainda bem que ele é dentista!!
ResponderExcluir