Chop Suey, 1929, Edward Hopper, Oil on canvas, Collection Barney A. Ebsworth.
Mais uma semana, e algumas novidades muito importante para todos nós, colaboradores e frequentadores do jazzman. Agora somos .com e estamos orgulhosos de ver o nosso querido blog, fonte de informação, cultura e entretenimento, alcançando cada vez mais destaques e visitantes. É prazeroso ver uma comunidade assim ativa. Prazeroso por conta de uma grande característica capaz de sustentar qualquer comunidade: o feedback. É essa retro-alimentação por parte dos internautas - daqueles que apenas baixam discos, dos que assim como eu decidiram colaborar ativamente - é por conta dessa retro-alimentação que nos sentimos motivados a continuar escrevendo, entrando no blog, porque isto nos dá a noção de conhecimento coletivo em expansão. Sim, o nosso conhecimento está se expandindo e está, quase todo ele, disponível nessa página para que você contribua, ou simplesmente faça uso. Sem mais demoras, vamos ao tema dessa semana. Depois de uma introdução sobre origem e nomenclatura básica do jazz, partiremos para o estudo cronólogico de suas eras. O nosso embarque nos levará de volta aos anos 20, na época do Dixieland Jazz, e depois de uma longa jornada, com baldeações semanais, chegaremos no que compõe o jazz dos nossos dias. Boa viagem.
COMENTE ESTE TEXTO - AVALIE ESTA POSTAGEM
Os primórdios do Jazz (anos 20 ao começo dos anos 30) Este período tem como figura mais importante o trompetista e vocalista Louis "Satchmo" Daniel Armstrong. O estilo desse período é conhecido como "New Orleans Jazz", ou simplesmente Dixieland. O que caracteriza o estilo é a improvisação coletiva, em que todos os músicos tocam simultaneamente linhas melódicas improvisadas dentro da estrtura harmônica da música. Louis, como cantor, inventa o scat (ou scat singing), em que o vocalista usa sílabas sem sentido para cantar linhas melódicas improvisadas.
Músicos notáveis deste período: Johnny Dods (clarinetista), Sidney Brechet (saxofonista soprano), King Oliver (trompetista) e Kid Ory (trombonista) Outras formas populares desse tempo eram o ragtime, o harlem stride e o boogie-woogie. Apesar serem bastante distintos entre si, os três são caracterizados por linhas rítmicas e percusicas para a mão esquerda e linhas velozes e cheias para mão direita (os três são formas de jazz para piano). Para a compreensão destes estilos, recomenda-se ouvir:
RAGTIME: Scott Joplin e Jelly Roll Morton
HARLEM STRIDE: Fats Waller, Willie "The Lion" Smith e James P. Johnson
BOOGIE WOOGIE: Albert Ammons e Meade Lux Lewis
Desse período deve-se ouvir também o trablaho de Earl "Fatha" Hines e Art Tatum (considerado por alguns como o precurso do bebop). Para a compreensão desse período, é importante ouvir o trabalho que foi composto pelo Louis Armstrong nesse período.
As gravações, sem muito rebuscamento técnico, já que a tecnologia de captura de sons não permitia tantos truques como hoje em dia, nos confere uma mostra da espontâneidade de Louis como cantor, trompetista e band leader. Os seus trabalhos de estreia, pertecentes aos anos 20, foram gravados junto a dois grupos os Hot Five e os Hot Seven.
Uma excelente e curta biografia de Armstrong, encontra-se no wikipedia.
E por hoje é só. Continuem entrando em contato, sugerindo temas, abordagens, discos. Boa semana a todos.
Link Quebrado? Post Sem Foto?
o links da parte 2 e parte 3 estão dando na parte 1
ResponderExcluircomo se tivessem 3 links iguais
É vero, o link 2 & 3 estão dando 1, aproveito o carreto pra dizer que admiro o trampo das senhoras e senhores, conheci muita coisa aqui, e no momento estou atrás deste tipo de som, jazz dos 20 e 30, além de hotfive e seven, Jelly Roll, Bix, King Oliver, Fats Waller, Frank Melrose, dos quais já ouvi muito dizer a respeito da importância destes na história da música popular gravada, porém nunca ouvi suas obras.
ResponderExcluirIrei adicionar o link no meu blog.
ResponderExcluirSou novo no mundo do Jazz/Blues, mas começo a ter grande vontade de buscar mais e mais conhecimento a respeito.
Baixarei este também.
Parabéns pelo trabalho.
Obrigado e um abraço.
You've got a great music blog here! I've added you to my custom search, check it out.
ResponderExcluirI'm approaching 6,000 mp3 download sites in this custom google search:
a
Rickdog's MP3blog search
http://chewbone.blogspot.com/2008/03/mp3-blog-search-results.html
For the Super Huge Long Mp3blog Feed Panel, GO HERE
http://chewbone.blogspot.com/2008/04/super-huge-long-mp3blog-feedpanel.html
For 1,500 mp3blogs in a Grazr reader, GO HERE
http://chewbone.blogspot.com/2008/04/1500-mp3blogs-in-grazr-widget.html
Então , costumo passar por aqui e aproveitar dos textos, links, mas hj decidi deixar um coments, para que tudo continue a melhorar como está sendo com este blog, parabéns pela iniciativa...
ResponderExcluirArrangei um "concorrente"!rsrsr
ResponderExcluirBrincadeiras a parte, é isso aí cara! Vamos popularizar a cultura e a boa música!!
Todos nós só temos a ganhar com isso!
Do you have Glenn Miller's 1939 Carnegie Hall Concert? Thanks, Bassooner.
ResponderExcluirTacky Mats - Floor Entrance Mats outdoor mats, Door Mats, Wipes, cleanroom sticky rollers, clean Room wipes, Floor Mats, Adhesive Mat, Cheap Exercise Mat, Cleanroom Supply, Rags
ResponderExcluirWe provide services of swimming pools, Fiberglass Swimming Pools, Swimming Pools Supply, Inground Swimming Pools, Swimming Pool Contractors Dubai, Above Ground Pools, pool builders, concrete pools, Guide to inground pools, pool cleaning service
ResponderExcluir