Ela se destaca em meio à escassa safra de violinistas de jazz da atualidade. Regina Carter é uma jazzista sofisticada, que surpreende com suas belas composições e arranjos. Nascida em Detroit, Michigan – a cidade da Motown –, ela começou desde criança a tocar violino. Estudou pelo famoso método Suzuki, ingressando depois no Conservatório da Nova Inglaterra e na Universidade Oakland, em Michigan.
Mais tarde, juntou-se à banda de Rock Straight Ahead, com a qual gravou para o selo Atlantic. Seu talento passou a ser notado por outros artistas, sendo convidada para atuar com o baterista Max Roach, o saxofonista Oliver Lake e o trio de cordas de Nova York. O grande momento do seu início de carreira profissional veio com o convite de Wynton Marsalis para integrar a Lincoln Center Orchestra na turnê Blood on the Fields.
Depois de adquirir experiência excursionando com a orquestra de Wynton Marsalis, Regina assinou contrato com o selo Atlantic, gravando o seu primeiro álbum em 1995 e o segundo, Something for Grace, em 1997. Seus dois primeiros trabalhos foram aclamados pela crítica, rendendo-lhe um contrato com o poderoso selo Verve, onde gravou seu terceiro CD, Rhythms Of The Heart (1999). Neste trabalho, que conta com as participações especiais de Cassandra Wilson, Kenny Barron e o violonista brasileiro Romero Lubambo, Regina Carter incorpora diversos elementos musicais, mostrando ser uma artista capaz de navegar em diversas vertentes.
Regina continuou inovando em fusões, fazendo uma verdadeira geléia geral: gravou os aclamados Motor City Moments (2000), After a Dream (2003) e I'll Be Seeing You (2006), seu último cd, que é um dos 20 álbuns de Jazz mais vendidos de 2006. Regina é uma artista com um pé no passado e outro no futuro, fazendo as suas inovações sem se esquecer de valorizar a tradição do Jazz.
http://www.reginacarter.com/
Hummm nao conheço. Mais vou baixar o cd.
ResponderExcluirEu nao sei pq, nunca fui fã de violino. Mais em Jazz eu acho tao diferente.
Para começar pelo Stephane Grappelli que eu acho um dos melhores....e curto o som dele tbm.